Dezenove pessoas são presas suspeitas de extração ilegal de minérios em RO


Ação aconteceu durante Operação Verde Brasil, em Jaci-Paraná. Eles responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e ambientais.

Dezenove pessoas foram presas durante operação. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Dezenove pessoas foram presas em meio uma ação de equipes da Polícia Federal (PF), Exército Brasileiro e Força Nacional suspeitas de extração ilegal de minérios. Os trabalhos contaram com o auxílio de cerca de 100 agentes. O resultado foi divulgado pela PF na noite desta segunda-feira (7).

As prisões ocorreram no último fim de semana durante mais uma das ações da Operação Verde Brasil, que objeta o controle das queimadas na Amazônia. Ela faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Equipes encontraram embarcações usadas para a extração de ouro.  — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Equipes encontraram embarcações usadas para a extração de ouro. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A operação aconteceu no distrito de Jaci-Paraná, a cerca de 80 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, em uma área de preservação ambiental no rio Madeira.

Além de efetivarem as prisões, os agentes encontraram embarcações (dragas e balsas) usadas para a extração de ouro.

Os 19 detidos foram levados à sede da Polícia Federal em Porto Velho e, na sequência, encaminhados ao sistema prisional estadual. Eles responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e ambientais. Um dos envolvidos que está preso vai responder também por porte ilegal de arma de fogo.

Cerca de 100 agentes participaram da ação, que aconteceu no último fim de semana no rio Madeira. — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Cerca de 100 agentes participaram da ação, que aconteceu no último fim de semana no rio Madeira. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Fonte: G1/RO


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *